Combate Classista

Teoria Marxista, Política e História contemporânea.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Ordem nº1 do Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado

Após a onda de mobilizações e greves deflagrada pelas mulheres e operários, seguiram-se as rebeliões militares na Rússia. Foi nesse processo que os sovietes ressurgiam como afirmação do poder proletário. Dentro disso, foi emitida a Primeira Ordem do Soviete de Petrogrado, que explicitava a ruptura do Exército com a ordem Czarista, cansados da política de guerra, militares aderem aos organismos operários


Ordem nº1,
1º de março de 1917

1. Em todas as companhias, batalhões, regimentos, baterias, esquadrões, demais divisões e postos militares e Conselhos da Marinha  de guerra, eleger imediatamente  um Comitê entre os representantes dos escalões mais baixos da divisões acima mencionadas.
2.Em todas as unidades militares que não escolheram ainda os seus representantes para Soviete de Deputados Operários, eleger um representante de cada companhia que deverá apresentar-se, com documentos de identidade, ao prédio da Duma de Estado, às 10.00 da manhã do dia 2 de Março.
3. Em todas as manifestações e posições políticas o exército fica subordinado ao Soviete de Deputados Operários e Soldados e seus comitês.
4. As ordens baixadas pela Comissão da Duma do Estado somente deverão ser obedecidas quando elas não estiverem em desacordo com as determinações do Soviete de Deputados Operários e Soldados.
5. Qualquer tipo de arma, quais sejam: fuzil, metralhadoras, carros blindados e outras, deverão ficar sob o controle dos comitês das companhias e batalhões e, sob hipótese alguma, deverão ser entregues aos oficiais, ainda que o exijam.
6. Em serviço, os soldados devem seguir à risca a disciplina militar, ao passo que, fora das funções, os soldados terão os mesmos direitos dos cidadãos, tanto política, particular e socialmente. Na vida privada, estão licenciados do front e da obrigação de sacrificar a honra.
7. Da mesma forma, os oficiais ficam destituídos de títulos especiais. Assim de Sua Eminência, e outros, passarão a ser chamados de Sr. General, Sr. Tenente-Coronel etc.  
Ficam proibidos os maus tratos aos soldados de todos os escalões militares e, em particular, o tratamento por "você". Diante de quaisquer infrações desta ordem ou desentendimentos entre oficiais e soldados, estes devem levá-los ao conhecimento dos comitês e companhias.
A presente ordem deve ser lida em todas as companhias, batalhões, regimentos, baterias e demais comandos militares.

(Ordem nº1, Soviete de Deputados Operários e Soldados de Petrogrado. In: NENAROKOV, 1960, p. 36).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan